Vinicius Bharata, « Blackskull Studio », São Paulo, Brasil


 vinicius-portrait-001s

Quais são os estilos de tatuagem que você mais gosta?

Eu aprecio e gosto de tatuar diversos estilos como oriental e realismo, mas meus preferidos são os tribais da Polinésia e criações em preto solido.

Como surgiu seu interesse pelo estilo polinésio?

Foi algo instantâneo. Em 1999 quando comecei a aprender o oficio foi que eu ví pela primeira vez em uma revista de tattoo da época a imagem de um Maori com sua tatuagem facial, aquilo me deixou fascinado!  Me lembro de ficar muito tempo olhando para aquelas curvas fluidas que continham grande riqueza de detalhes e desenhos formados em negativo pela própria cor da pele... Foi ai q tudo começou, e até hoje ainda é o Ta Moko oque mais me influencia, embora eu compreenda que deve haver um respeito as tradições e a tatuagem sagrada e ritualística dos Maoris. Mas também sou apaixonado por todos os outros estilos da Polinésia, que na minha opinião são complementares no que se refere a grande riqueza da tatuagem Polinésia em geral! 

Você visitou alguma ilha da Polinésia?

Infelizmente ainda não tive a possibilidade, porém, está nos meus planos para logo que possível, visitar, conhecer de perto a cultura de cada ilha que me for possivel e aprender com todo respeito o que me for permitido!

O estilo polinésio é muito popular entre os seus clientes?

Sim! Aqui no Brasil é algo que está cada vez mais popular e grande parte dos meus clientes são grandes admiradores das culturas da polinesia.

O que eles geralmente pedem?

Aqui no Brasil ainda é muito comum as pessoas atribuirem todos os estilos de tribal polinésio aos Maoris, então é um pouco engraçado mas é normal um cliente dizer que quer uma tatuagem Maori mas ter nas mãos uma referencia Marquesa, Samoa, Tahitiana ou qualquer outra Polinesia que não seja Maori. Mas sempre que possível fazemos esse trabalho de esclarecer e apresentar os diferentes estilos existentes na Polinésia ao cliente.

 vinicius-portrait-002s


Geralmente qual a principal motivação de seus clientes para obter uma tatuagem polinésia?

É muito comum clientes virem apenas pela beleza estética mas tb é comum virem atrás de representações de animais marinhos, ou símbolos de proteção, familia, guerreiro e etc...

Apesar disso, eu acho importante esclarecer aos clientes que nós estudamos os símbolos e as composições, porém, apenas um tatuador nativo é que pode representar com veracidade sua historia de vida em sua tatuagem, e que um tribal da polinesia original só é realmente feito por um tatuador nativo ou alguém que tenha passado parte da vida e se formado tatuador dentro da cultura. Difundir essa informação, na minha visão, é o mínimo que devemos aos povos nativos!

Quem são os artistas que você mais admira?

Dentro do tatau;  Turumakina, Gordon Toi, Alipate Fetuli,  Si i Liufau, Tomasi, Paul Suluape, Daniel Mcgrath e Jeroen Franken...

Mas tenho grande influencia de outros tatuadores do estilo oriental como Mauricio Teodoro, junior Goussain , Filipi Leo, Gakkin entre outros 

Como você se vê como tatuador?

Eu me vejo como um artista em construção, focado em evoluir a cada dia, sem demagogia!

Ainda tatuo diversos estilos, acho q isso é uma grande escola mas sou apaixonado pelo grafismo tribal e da força que tem na pele. Tb gosto muito de criar grafismos tribalizados com o intuito de interagir com fluidez nas formas do corpo, oque algumas vezes é conciliado com o tribal étnico mas outras, não.

Quais são suas outras paixões e hobbies?

No momento eu tenho trabalhado tanto que a unica coisa mais proxima de um hobbie que tenho é o desenho, mais isso muitas vezes tb está diretamente ligado ao trabalho...


Agradeço a oportunidade de mostrar meu trabalho, de fazer parte do grupo Tatau Awards e poder aprender mais sobre as culturas Polinesias!

ENDEREÇO

Blackskull Studio
Av. Pompéia, 2339
São Paulo
Tel.: 55 11 34830906 / 55 11 23389211

FB: https://www.facebook.com/blackskullstudio/

© Tatau Awards 2013-2018